quinta-feira, 19 de julho de 2007

ATIVISTAS - AGORA É HORA DE AGIR!












A PEA (Projeto Esperança Animal) está anunciando uma nova alternativa para NÓS mudarmos a caótica e cruel situação dos CCZ's de todo o país. Veja o que você pode fazer.








Conforme anunciado no boletim de julho, a PEA desenvolveu o Q1B - Quero um Bicho, uma ferramenta poderosa para divulgar os cães e gatos capturados das ruas pelas carrocinhas evitando assim que esses animais sejam executados por falta de divulgação.





Já são 05 CCZs cadastrados no Quero um Bicho ( http://www.queroumbicho.com.br/ )
- Guarulhos/SP
- Amparo/SP
- São Carlos/SP
- Cabreúva/SP
- Americana/SP





Precisamos aumentar essa lista e para isso precisamos de você!

No link www.queroumbicho.com.br/emails.htm estão os e-mails de alguns CCZs e Secretarias de Saúde/Meio Ambiente de algumas cidades brasileiras pesquisadas até o momento. A lista é atualizada constantemente.

Pedimos a todos que escrevam um e-mail solicitando que os CCZs se cadastrem no Quero um Bicho.

Quanto mais CCZs cadastrados, mais bichos serão divulgados, mais adoções ocorrerão, mais "vagas" abrirão nos setores de adoção e, consequentemente, menos animais serão mortos.

Abaixo seguem alguns links importantes sobre o Q1B
- Carta de Apresentação do Q1B: www.queroumbicho.com.br/arq/apres_q1b_ccz.pdf
- Sobre o Q1B: www.queroumbicho.com.br/sobre.htm
- Página de Cadastro para o CCZ: www.queroumbicho.com.br/participe.htm

Vamos fazer a diferença e mudar de vez esse quadro!





Atenciosamente
Gaby Toledo
Vice-Presidente PEA









fonte: http://www.pea.org.br/

http://www.queroumbicho.com.br/participe.htm


foto: animais mortos pelo CCZ.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

"deviamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensiveis"

Mahatma Gandhi

NOTÍCIAS





Festival de carnes de caça gera polêmica








Em tempos de luta pela conservação da fauna e flora, o anúncio de um festival de carnes de caça pode, a princípio, causar estranheza. E foi o que aconteceu. Um leitor enviou um e-mail ao SRZD questionando o evento do restaurante Otto, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, que anuncia em cartazes pela cidade uma temporada servindo pratos de animais exóticos e de caça, como paca, javali, capivara, cateto, lebre, pato, perdiz, codorna e marreco. Na reclamação, o leitor alerta para a comercialização de carne de bichos em risco de extinção, como o cateto. O dono do estabelecimento, Ottmar Grunewald Serveira, negou a acusação e garantiu que a procedência das carnes é legal. “Os documentos estão à disposição para a consulta de qualquer cliente”, afirmou.


PROTESTO EM GOIÁS

DEFENSORES DOS DIREITOS ANIMAIS PROTESTAM EM GOIÁSPARA DENUNCIAR AÇÃO CRIMINOSA DE MÉDICOS


Quando: SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JUNHO, PONTUALMENTE ÀS 12 HORASOnde: em frente ao Hotel Fazenda Estância Park Hotel – Km 02 da BR-414,Anápolis, Goiás


Contato: George Guimarães – 11 9135-2116veddas@veddas.org.br

Manifestantes dos grupos VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade (baseado em São Paulo) e SGOPA – Sociedade Goiana de Proteção aos Animais, realizarão um protesto em Anápolis (GO) contra o curso "Imersão em Treinamento de Cirurgia Videolaparoscópica" (a ser realizado de 5 a 11 de junho), promovido pelo médico Dr. Luiz Henrique de Sousa, responsável pelo "Fêmina Hospital e Maternidade" de Goiânia.


Neste curso, que acontece anualmente no Hotel Fazenda Estância Park, em Anápolis (GO), com a cumplicidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município, cerca de 300 CÃES serão submetidos a procedimentos cirúrgicos e em seguida serão MORTOS. O CCZ de Anápolis está levando diariamente para o hotel cães laçados nas ruas, muitos dos quais estão de coleira, o que indica que eles provavelmente possuíam um guardião quando foram capturados.


Estes animais deveriam estar sob a TUTELA DA MUNICIPALIDADE, MAS ESTÃO SENDO USADOS DE FORMA IRREGULAR (DO PONTO DE VISTA LEGAL) E INJUSTIFICÁVEL (DO PONTO DE VISTA ÉTICO E MORAL).


Segundo a Lei Federal nº 6.637/79, conhecida como “Lei da Vivissecção”, que estabelece normas para a prática didático-científica da vivissecção de animais, os animais devem ser mantidos em quarentena por 15 dias antes de serem encaminhados para a prática, o que não está ocorrendo neste caso. Ademais, o código municipal de Anápolis não prevê a possibilidade do encaminhamento de animais para este fim.


Não há justificativa para esse crime contra os animais, sobretudo porque existem técnicas alternativas para o tipo de treinamento ao qual o curso se propõe, que dispensam totalmente a utilização de modelos in vivo. O capítulo 1º do artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 considera crime a realização de “experiências dolorosas ou cruéis em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos”.


A opinião pública, a sociedade civil organizada e os veículos de informação estão atentos a esta afronta à nossa Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) e à nossa Constituição, que deixa clara a condição dos animais como tutelados pelo Estado.


Além de desprezar princípios éticos e morais de respeito à vida animal, o curso pelo qual o Dr. Luiz Henrique de Sousa cobra uma pequena fortuna está acontecendo à custa de uma série de transgressões à nossa legislação, como o uso indiscriminado de animais arrancados das ruas e cedidos pelo CCZ de Anápolis.


Ele ainda falha em atentar a questões que colocam em risco a saúde da população que freqüenta o Hotel Fazenda que também serve ao turismo de famílias e crianças.


Os defensores dos direitos animais estarão protestando no local nesta segunda-feira, 4 de junho de 2007, para cobrar que o Poder Judiciário trate do caso com a devida agilidade, antes que seja tarde para salvar estes animais inocentes de uma morte cruel e injustificável.

AGRADECIMENTOS AO JUIZ FEDERAL

Em decisão inédita no Brasil, o Juiz Dr. Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, da Vara Ambiental da Justiça Federal do Rio Grande, concedeu liminar a um estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desobrigando-o a participar de práticas de vivissecção (operação realizada em animais vivos para estudo dos fenômenos fisiológicos). A liminar atendeu ao pedido de Róber Freitas Bachinski, aluno do curso de ciências biológicas, que alegou objeção de consciência à participação em aulas práticas com uso de animais nas disciplinas de biologia II e fisiologia animal B.

Email: candidoleal@jfrs.gov.br

Fax: 0xx51 - 3214.9256

Fonte: SUIPA